O ombro é uma das articulações mais moveis do nosso corpo, capaz de realizar nos 3 planos. Porém, para que isso seja possivel, é necessario uma estrutura de estabildadores estaticos e dinamicos flexiveis que mantenham a articulacao funcionando perfeitamente.
A instabilidade é definida por perda da perda total ou parcial da conguencia da articulacao, que pode ser expressa clinincamente como episodio de luxacao franco ou dor ao realizar atividades nos extremos da movimentacao do ombro.
Podemos classifica - las como traumaticas x atraumaticas e de acordo com a direcao, sendo as anteriores as mais prevalentes. A idade do primeiro episódio é o principal fator prognostico para acontecer novos episodios de luxacao, assim como a presenca de lesoes associadas (lesao ossea da borda da glenoide (bankart osseo) ou do umero.
O tratamento inicial deve centrar em reduzir a articulacao (se luxada) e repouso inicial. Passado o momento mais critico, a reabilitacao inicia se com fisioterapia e após o fortalecimento com atividades especificas.
Nos casos recidivantes ou cronicos, onde ja foi instituido do tratamento conservador sem melhora. Alguns casos sao inicialmente tratados cirurgicamente, principalmente quando temos alguns sinais maiores que evoluirao para instabilidade persistente
Se nao tratada de forma correta, a instabilidade pode levar a degeneracao articular, instabilidade cronica com multiplos episodios de luxaçao, dor e perda funcional articular.
