Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 22. Centro, Nova Iguaçu
(21) 97904-5872
Lesões do Menisco

Os meniscos são estruturas semilunares em forma de C, formadas por tecido fibrocartilaginoso e estão localizados entre o fêmur e a tíbia. São formados por água (72%) e matéria orgânica (28%).

Sua função principal é realizar a transmissão de carga de maneira a distribuir a pressão de forma correta nas cartilagens articulares entre o fêmur e a tíbia, gerando assim uma melhor absorção de impacto.
Além desta, desempenha função na estabilidade articular, ajudando os ligamentos cruzados e colaterais a manter o joelho com a funcionalidade normal

As lesões meniscais podem ter origem degenerativa ou traumática. As lesões degenerativas apresentam geralmente alguma outra desordem biomecânica que está levando a lesão. Como podemos ver em pacientes com dor e falência do compartimento medial (joelho varo associado ao processo de artrose). Por outro lado, as lesões traumáticas possuem uma historia de trauma associada, que pode trazer consigo alguma lesão ligamentar ou de cartilagem acompanhada.

Além de gerar dor, edema e incapacidade funcional, as lesões neste tecido perturbam a cinemática normal do joelho, aumentando a chance de degeneração articular e dor cronica, podendo evoluir com progressão de deformidades e dificuldades na locomoção a longo prazo.

O tratamento é feito de forma cirúrgica ou conservadora, a depender da idade do paciente, tipo de lesão e nivel de atividade física desempenhado.

Meniscos medial e lateral em seu posicionamento
Lesão traumática x Degenerativa

Tipos de lesão meniscal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *