O joelho é estabilizado medialmente pelo ligamento colateral medial. Este é composto por um feixe de fibras mais superficial e outro mais profundos, que são responsaveis por estabilizar a articulação do estresse em valgo (inclinar o joelho pra dentro com o pe fixo).
A lesão do LMC é a segunda causa de lesao ligamentar do joelho, atras apenas da lesao do LCA. Pode ser ocasionada por trauma direto com um trauma na porçao lateral do joelho ou indireto com movimentos realizados com o pé travado no chão.
Os sintomas mais comuns sao dor na face interna do joelho associado ou nao a falseio ou sensação de instabilidade. A anamnese associado ao exame fisico são determinantes para suspeiçao/identificação da lesao, que somado aos dados dos exames complementares direcionam o melhor tratamento.
Em geral nas lesões isoladas e incompletas o tratamento é conservador, com um periodo de proteçao e medidas antinflamatorias do local e reabilitação precoce. Em casos onde há grande instabilidade ou lesões associadas pode ser necessario a reconstrução do ligamento

