Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 22. Centro, Nova Iguaçu
(21) 97904-5872
LESAO DE STENER

A lesão do ligamento colateral ulnar da articulação metacarpofalangeana do polegar é uma lesão comum no esquiador e outros esportes que envolvem trauma do polegar, como esportes de luta. Estas lesões, quando negligenciadas acarretam instabilidade articular, trazendo prejuízo funcional e debilidade aos pacientes. O diagnóstico precoce é fundamental, para caracterizar o padrão da lesão.

Em termos de nomenclatura no meio ortopédico, existem três denominações distintas para diferentes tipos lesões encontrados no LCL-U, sendo o Polegar do Esquiador, referente as lesões agudas, parciais ou totais deste ligamento, tendo a Lesão de Stener, como a lesão completa associada à interposição da fáscia do adutor do polegar. A lesão do “Guarda-Caças”, referente à lassidão crônica do LCL-U, pelo trauma repetitivo em abdução do polegar, feito pelos guarda-caças.

As lesões completas ou com interposição de tecidos (Stener) sao de tratamento cirurgico, com objetivo de estabilizar esta articulação, melhorando assim o quadro de dor e diminuindo a possibilidade de uma artrose futura.
O procedimento de reconstrução consegue devolver o paciente as atividades fisicas e uma força no membro semelhante ao estagio pre lesao, após a reabilitação.

Sente dor no polegar? Ficou com duvidas?
Ligue e agende sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *